domingo, 15 de julho de 2018

SINOPSE LIVRO “RAIZES DA FELICIDADE”



A fantástica aventura em volta de uma planta medicinal africana, multiplicada no Brasil e transformada em medicamento poderoso contra impotência sexual. Os acontecimentos abrangem o período entre 1974 e 2002. Os cenários são Angola, Congo, Portugal, Brasil, Alemanha, Bélgica e Suíça.

O fazendeiro Erich Meister, filho de alemães imigrantes, visita o amigo de infância Johann Friedrich em Angola. Os dois tem o sonho de fabricar medicamentos a partir de plantas, sem efeitos colaterais nocivos para a saúde humana. Johann Friedrich, o amigo, descobriu e selecionou uma variedade de Rauwolphia Tetraphylla com teor incomum alto de um alcaloide chamado Rauwolphina..

Durante o encontro na fazenda Bembe no Norte de Angola, acontece um ataque violento por uma guerrilha numerosa. Erich Meister escapa por pouco com vida e leva junto a filha de Friedrich, Sabine. Seu amigo, esposa e muitos outros morrem. Na bagagem ele transporta estacas e sementes da planta. Antes de morrer, o amigo Johann Friedrich entrega ainda uma quantidade significativa de diamantes e uma mapa da fazenda com a localização da cultura de Rauwolphia, já pronta para colheita. Assim Meister tem em mãos o capital e o saber para realizar o sonho dos dois.
Se não fosse pela experiência do mercenário Rathmann, ninguém na fazenda tinha sobrevivido os ataques. Reconhecendo o papel importante, porém pouco simpático de Rathmann, Erich Meister troca endereço com ele para um futuro reencontro.

De volta para o Brasil começa a multiplicação das plantinhas e sementes que demoram cinco anos para a maturidade e colheita.

Os preparativos de expandir a cultura, registrar a planta nos órgãos competentes do governo e os planos de construir uma fábrica farmacêutica no Brasil, não passam despercebidos de um concorrente industrial que inicia ações para impedir o projeto do Meister.

Percebendo estas tentativas ele então resolve de acelerar o desenvolvimento e o único caminho de ganhar tempo é uma incursão clandestina pelo rio Congo no norte de Angola, dois anos depois, colhendo as raízes na fazenda abandonada do seu amigo morto. Antes da viagem ele comercializa, com a ajuda do Heiner Rathmann, uma parte dos diamantes na Europa e constitui com o resultado duas companhias em Liechtenstein e Suíça que servem de base para todo o seu futuro pequeno império. As medidas financeiras se orientam em casos reais. A chamada Hawala para transferências de dinheiro sem bancos é um fato real.

Meister se apaixona pela bela e delicada Verônica Brandmeister, tia de Sabine. O relacionamento ardente e sem restrições à limites convencionais abre as mentes dos dois, mas não consegue resistir por muito tempo às realidades diárias, sendo vitima dos acontecimentos e exigências do projeto de Meister. A paixão se transforma em parceria e confiança mutua.

Em Campinas Meister compra um terreno e inicia a construção da futura fábrica, sob o nome de Phytobras Ltda. O capital inicial vem da firma constituída na Suíça. Depois quatro amigos de infância com negócios em Foz do Iguaçu e Paraguay, descendentes de libaneses e sírios, chamados os ´Quatro Alibabás ´por Meister, juntam-se a empresa e trazem um fundo libanês chamado ´ Baalbek ´como sócio, colocando a empresa em condições financeiras favoráveis.

No porto de Setúbal em Portugal o pequeno e velho navio KARINA  de 1200 toneladas esta sendo equipado com maquinas no porão para receber as raízes e transformá-las num pré-produto, enquanto rumando. Para tornar a incursão viável e se prevenir contra perigos, o mercenário Rathmann contrata três companheiros mercenários conhecidos, armamento de defesa e fecha um contrato com milícia congolesa que organiza o equipamento terrestre para colheita e transporte e mão de obra necessários.

A incursão de 10 dias se revela uma viagem ao inferno. O grupo de quatro em volta do Erich Meister alcança o objetivo principal, porem o preço pago é alto. Diversas viagens entre a fazenda e o navio são necessários para resgatar o material. Constatando as constantes transgressões e crimes da milícia, resolvem abandonar o acampamento.

Na fuga de volta ao navio eles salvam dois bebes das atrocidades cometidas pela milícia e levam-os à bordo do navio que escapa por muito pouco da vingança dos congoleses.

De volta ao porto de Setúbal recebem a bordo uma linha pilota de maquinas para realizar pela primeira vez a extração do produto ativo das raízes, processo feito durante a viagem para o Brasil.

Os concorrentes não dormem e se movimentam de novo para atrapalhar e boicotar os planos. Colocam um espião no navio para roubar do material. Descoberto o plano em tempo, Meister troca o material por outro sem valor.

Pouco antes de chegar ao Brasil, a Interpol pede de comunicar o próximo porto de destino. Obviamente a concorrência tenta de impedir o descarregamento. Meister então resolve de agir preventivamente. Combina com os ´Quatro Alibabás´ um encontro em alto mar perto de Fernando de Noronha. Uma lancha efetua o transbordo de 20 barris do produto final em alto mar, inclusive os dois bebes que são entregues a uma instituição religiosa em Ilhéus para posterior adoção pelo casal Meister. As crianças recebem os nomes de Joseph e Maria.

A inspeção em Santos não revela nada de ilegal no navio e a carga é liberada sob reserva de não industrializá-la sem a permissão previa de autoridades. Durante o transporte até a nova fabrica em Campinas-SP a mercadoria é vigiada o tempo todo e consegue chegar na fabrica sem maiores problemas.

Com as primeiras amostras do produto tirado dos barris transbordados em alto mar são feitos testes voluntários com pacientes no Paraguai e iniciados testes com animais no Brasil. Os resultados são animadores e propalam a disposição de arriscar mais e mais rapidamente. Os produtos finais recebem os nomes ´Altavig´ e ´Eronatus´.

Enquanto Meister e Rathmann organizam uma armadilha para os oponentes em Campinas, Meister escapa de uma tentativa de assassinato na fazenda em Minas Gerais. Ele fere o matador mortalmente e deposita o cadáver numa área pantanosa, sem denunciar nada à ninguém.

A armadilha na fabrica funciona bem e os envolvidos são presos.
Pela primeira vez Meister consegue juntar provas materiais suficientes contra seu inimigo e denuncia a firma e pessoa envolvidas. Antes da ordem de prisão, o principal organizador foge do Brasil.

As autoridades finalmente liberam a produção.

Chega ao Brasil a principal herdeira, a filha do amigo morto em Angola, já uma moça, Sabine Friedrich. Ela pretende estudar medicina ou farmácia e quer ganhar experiência, praticando na fabrica.

Todos pensam que o perigo acabou com a fuga do principal oponente. Mas, por motivos de vingança, ele volta e rapta a herdeira.

Agindo em terreno desconhecido e com ajuda fraca de elementos locais, cai rapidamente na mira dos órgãos competentes de policia e morre no confronto.

No final, os produtos são largamente aceites e o grupo pode pensar em expandir para mais plantas medicinais.

Muitos anos se passam. Meister entregue as responsabilidades pelas firmas ao seu filho Joseph Meister e a Sabine Friedrich. Agora tem tempo para realizar ainda um sonho muito importante. Uma instituição sem fins lucrativos é criada e apoiada por fontes poderosos internacionais com o nome de ´Homem Universal´. A ONG é apresentada pela primeira vez em Luanda-Angola pela mulher de Meister com a exposição dos pilares patrocinados. Fecha-se assim o circulo de uma planta vencedora que veio de Angola e voltou de outra forma para ajudar na reconstrução do pais.      

O livro relata uma faceta pouco conhecida da situação dos portugueses nascidos na África, da situação nada desesperadora militarmente no caso de Angola e em relação à uma independência multirracial do território e da traição dos militantes golpistas em Portugal.

A guerra civil angolana de 30 anos que arruinou o país, terminou com a morte de Jonas Savimbi. Passado é passado.  Paz e progresso para o futuro e juízo para os governantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário