domingo, 15 de julho de 2018

SINOPSE LIVRO “TERRAS RARAS”




TERRAS RARAS – PESTE BRANCA leva novamente o leitor à imensidão verde do Brasil, da metrópole econômica São Paulo até as matas infinitas e rios gigantescos da Amazônia.

Tudo começa com a fraude de certificados de mineração. Erich Meister é uma das vítimas. A exploração de terras raras é tema de primeira importância em muitos países industrializados, porque haverá riscos enormes de alguns minerais faltarem ou países produtores praticarem políticas estranguladoras de abastecimento.

O Brasil possui terras raras, mas se sabe muito pouco sobre o potencial existente. Os Estados no Norte e Nordeste são os mais promissores. A pressa em se prevenir contra um futuro incerto produz situações grotescas, inclusive considerar comprar lixo eletrônico de países pobres, depositado por lá, ao longo do tempo, pelos países ricos. Comissões especiais do governo prospectam as regiões, para ganhar o controle sobre jazidas. Algumas pessoas estão dispostas a arriscarem mais, usando subornos e até força (quando não assassinatos) para conseguir os seus objetivos.

Durante a sua busca por Albert Fuchs, o vendedor dos certificados falsos, que mudou de nome para Alberto Raposo, Meister topa com uma organização de nome "Quadriga", operando uma rede muito extensa de drogas, incluindo a pasta de coca, refino em laboratórios, diluição e distribuição. Peste Branca é outro nome da cocaína. As atividades de refino acontecem nas selvas, bem longe de qualquer ameaça por parte de autoridades. Quanto mais Meister se envolve, tanto aumenta o perigo para ele, a sua família e seus amigos. Para manter o controle, ele às vezes é obrigado a
dar ordens para matar.

Meister confia cegamente na ajuda dos seus amigos (veja “Casa dos Morcegos”). A questão é sempre a mesma: o combate à corrupção e assassinatos de gente indefesa que quer apenas um pequeno espaço de felicidade na sua vida.

E o lema dele é: “Não adianta apenas criticar – é preciso se empenhar, sem ressalvas – e estar preparado para enfrentar as consequências, se for o caso.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário